Drogas com TDAH podem aumentar o risco de problemas cardíacos em crianças, diz estudo

Drogas com TDAH podem aumentar o risco de problemas cardíacos em crianças, diz estudo

Ritalina sem prescrição | Drauzio Comenta #14 (Pode 2019).

Anonim

Se os medicamentos usados ​​para tratar o distúrbio de déficit de atenção e hiperatividade aumentam o risco de doenças cardíacas em crianças, ainda é motivo de preocupação. Agora, pesquisas da Dinamarca sugerem que medicamentos como Ritalina e Concerta tornam os problemas cardíacos raros duas vezes mais prováveis, embora ainda incomuns.

"O risco de efeitos cardíacos adversos da medicação para TDAH é real e não deve ser esquecido", disse o principal autor do estudo, Dr. Soren Dalsgaard, professor associado da Universidade de Aarhus.

No entanto, os médicos e os pais não devem ficar alarmados e tirar as crianças da medicação estimulante se tiverem benefícios e sem sintomas cardíacos, disse ele. "Mas devemos continuar a monitorar o estado cardiovascular", acrescentou.

As descobertas não são definitivas porque não provam causa e efeito e parecem entrar em conflito com algumas pesquisas anteriores que analisaram menos problemas cardíacos em períodos mais curtos.

A desatenção, a hiperatividade e a impulsividade associadas ao TDAH podem dificultar que as crianças com o transtorno aprendam e se socializem. Os medicamentos estimulantes tomados diariamente podem ajudar a controlar esses comportamentos.

Em todo o mundo, o número de crianças e adolescentes com TDAH que tomam medicamentos estimulantes está aumentando, de acordo com a pesquisa de fundo do estudo. Especialistas dizem que essas drogas podem aumentar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea.

"Os efeitos cardíacos mais comuns são benignos - aumentos muito pequenos, clinicamente insignificantes na frequência cardíaca ou pressão arterial", disse o Dr. Andrew Adesman, chefe de pediatria de desenvolvimento e comportamental do Centro Médico Cohen de Nova York, em New Hyde Park.

Alarmes soaram por causa de relatos de mortes súbitas, ataques cardíacos e derrames relacionados a drogas para TDAH, o que levou alguns médicos a avaliar a saúde do coração antes de iniciar o uso de drogas pelos jovens.

Mas um estudo de 2011 de crianças e jovens adultos dos EUA publicado no New England Journal of Medicine não encontrou nenhuma ligação entre medicamentos para TDAH e ataques cardíacos, morte súbita e derrame. E em 2012, um estudo no Journal of American Medical Association também não encontrou nenhum sinal de ligação entre adultos jovens e de meia-idade.

O novo estudo, publicado on-line recentemente no Journal of Child and Adolescent Psychopharmacology, acompanhou 714.000 crianças na Dinamarca, nascidas de 1990 a 1999, por uma média de 9, 5 anos. Destes, 8.300 foram diagnosticados com TDAH após os 5 anos de idade.

Do total com TDAH, 111 crianças - ou pouco mais de 1% - tiveram problemas cardíacos, como pressão alta, parada cardíaca, batimento cardíaco irregular ou doença cardiovascular em geral.

Quando os pesquisadores ajustaram suas estatísticas para levar em conta certas diferenças, descobriram que aqueles que tomavam metilfenidatos como Ritalina ou Concerta - diagnosticados com TDAH ou não - apresentavam duas vezes mais chances de sofrer de problemas cardíacos.

Os pesquisadores não examinaram se o TDAH em si poderia estar ligado a problemas cardíacos.

Em um comunicado de imprensa, o editor do periódico, Dr. Harold Koplewicz, disse que o estudo "confirma o risco pequeno, mas real, que temos entendido por algum tempo através de relatórios prévios e experiência clínica". Koplewicz é presidente do Child Mind Institute em Nova York.

Os resultados levantam a questão de saber se os benefícios das drogas superam os possíveis danos. No quadro geral, poucas crianças que tomaram as drogas desenvolveram problemas cardíacos, disse o principal autor do estudo, Dalsgaard.

"De fato, os benefícios da medicação para TDAH podem valer o risco de efeitos adversos, mas não devemos subestimar o risco de efeitos cardíacos", disse ele.

Adesman enfatizou a raridade de problemas cardíacos em pacientes com TDAH. Os pais podem querer conversar com um cardiologista pediátrico se o seu filho tiver um problema cardíaco e desejarem colocá-lo em um estimulante para o TDAH, disse ele.

"Na minha experiência, a maioria dos cardiologistas apoiará o tratamento com medicação estimulante para a maioria das crianças com doença cardíaca congênita, mesmo para crianças que tiveram uma cirurgia de coração aberto para reparar um coração malformado", disse ele.

Mais pesquisas estão sendo planejadas, disse Dalsgaard, especialmente para desvendar uma descoberta incomum no estudo. As crianças pareciam ter maior risco de problemas cardíacos se seus médicos diminuíssem sua dose de medicamento. Não está claro se a mudança na dose contribuiu para os problemas cardíacos ou se há outra explicação.