Medicamento para TDAH associado a um risco ligeiramente aumentado de problemas no ritmo cardíaco

Zeitgeist 3 Moving Forward (legendado) (Julho 2019).

Anonim

O uso de metilfenidato em crianças e jovens com TDAH está associado a um risco ligeiramente aumentado de ritmo cardíaco anormal (arritmia) logo após o início do tratamento, sugere uma pesquisa publicada hoje pelo BMJ .

Embora o risco absoluto provavelmente seja baixo, os pesquisadores dizem que os benefícios do metilfenidato "devem ser cuidadosamente ponderados em relação aos riscos cardiovasculares potenciais dessas drogas em crianças e adolescentes".

O metilfenidato é um estimulante do sistema nervoso central usado para tratar o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e a narcolepsia. É vendido sob vários nomes comerciais, sendo a Ritalina uma das mais conhecidas.

A segurança cardíaca dos estimulantes, que são conhecidos por elevar ligeiramente a pressão arterial e acelerar a frequência cardíaca, tem sido calorosamente debatida, mas as evidências são conflitantes.

Assim, uma equipe de pesquisadores sediada na Austrália, Canadá e Coréia do Sul decidiu medir a segurança cardíaca do metilfenidato em crianças e jovens com TDAH.

Usando o Banco de Dados Nacional de Seguro de Saúde da Coréia do Sul, eles extraíram dados sobre 1.224 eventos cardíacos de uma população de 114.647 crianças e jovens com 17 anos ou menos e recém tratados com metilfenidato a qualquer momento entre 2008 e 2011.

Os eventos cardíacos incluíram problemas no ritmo cardíaco (arritmias), hipertensão arterial (hipertensão), ataques cardíacos (enfarte do miocárdio), acidente vascular cerebral isquémico e insuficiência cardíaca.

Casos de arritmia foram estatisticamente significativamente mais propensos a ter ocorrido durante os primeiros dois meses de uso em comparação com os períodos de não utilização, e o risco foi maior nos primeiros três dias de uso.

O risco foi mais pronunciado em crianças com cardiopatia congênita existente.

Nenhum risco significativo de infarto do miocárdio foi observado, embora o risco aumentou após a primeira semana de tratamento e permaneceu levantado durante os primeiros dois meses de tratamento contínuo.

Nenhum risco aumentado foi observado para hipertensão, acidente vascular cerebral isquêmico ou insuficiência cardíaca.

Os autores ressaltam que este é um estudo observacional, portanto, nenhuma conclusão firme pode ser tirada sobre causa e efeito - e que suas descobertas devem ser interpretadas com cautela. No entanto, os resultados levam a sugerir que o uso de metilfenidato pode "desencadear" a ocorrência de arritmia em pacientes individuais.

"A exposição ao metilfenidato em crianças e jovens com diagnóstico de TDAH está associada a arritmias e, potencialmente, a infarto do miocárdio em períodos específicos de uso", escrevem eles. "Com o aumento do uso de drogas para o TDAH globalmente, os benefícios do metilfenidato devem ser cuidadosamente ponderados em relação ao potencial risco cardiovascular desses medicamentos em crianças e adolescentes".

Em um editorial vinculado, John Jackson, pesquisador da Harvard School of Public Health em Boston, diz que é difícil descrever o risco absoluto nesse tipo de estudo, mas na criança média, o risco de eventos cardiovasculares graves é extremamente pequeno. (3 por 100.000 por ano) e qualquer aumento absoluto associado ao metilfenidato também é provável que seja pequeno.

E ele ressalta que a rotulagem regulatória e as diretrizes de tratamento para estimulantes recomendam cautela ao usar essas drogas em crianças com história pessoal ou familiar de doença cardiovascular e exigem monitoramento rotineiro da pressão arterial.

"Este estudo ressalta a necessidade de considerar a gravidade dos sintomas de TDAH ea opção de não-estimulantes para crianças com alto risco cardiovascular e monitorar de perto os pacientes para os quais os estimulantes são críticos para o seu bem-estar e desenvolvimento", conclui.