Psicoestimulantes mais propensos a reduzir, em vez de agravar a ansiedade em crianças com TDAH

Ritalina sem prescrição | Drauzio Comenta #14 (Junho 2019).

Anonim

Uma nova revisão de estudos envolvendo quase 3.000 crianças com transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH) conclui que, embora a ansiedade tenha sido relatada como um efeito colateral da medicação estimulante, o tratamento psicoestimulante para TDAH reduz significativamente o risco de ansiedade. Assim, os relatos de pacientes com início recente ou agravamento da ansiedade com o uso de psicoestimulantes provavelmente não são devidos à medicação e não devem necessariamente impedir o uso de estimulantes no TDAH, de acordo com os autores do estudo publicado no Journal of Child and Adolescent Psychopharmacology .

Catherine Coughlin, MD, e coautores da Universidade de Yale, New Haven, CT e da Escola de Medicina da Universidade de São Paulo, enfatizam a importância do controle da ansiedade em crianças com TDAH, pois isso pode afetar a forma como elas respondem ao tratamento. No artigo "Metanálise: Redução do risco de ansiedade com o tratamento com psicoestimulantes em crianças com transtorno de déficit de atenção / hiperatividade", os pesquisadores relataram uma redução estatisticamente significativa no risco de ansiedade associado a psicoestimulantes em comparação com placebo e, além disso, doses mais altas de psicoestimulantes parecem estar associados a uma maior redução no risco de ansiedade.

"Esta nova informação sobre psicoestimulantes tem o potencial de mudar a forma como tratamos crianças com TDAH e melhorar a qualidade de suas vidas", diz Harold S. Koplewicz, MD, editor-chefe do Journal of Child and Adolescent Psychopharmacology and president do Child Mind Institute, em Nova York.

A pesquisa relatada nesta publicação foi apoiada pelos Institutos Nacionais de Saúde sob o Prêmio Número 1K23MH091240 e o Centro Nacional de Recursos de Pesquisa sob o Número de Prêmio UL1RR024139. O conteúdo é da exclusiva responsabilidade dos autores e não representa necessariamente as opiniões oficiais dos Institutos Nacionais de Saúde.